Depois que uma peça é usinada, podem ser realizados diferentes processos de recobrimento para dar acabamento e melhorar as características superficiais dessas peças. Em um processo de recobrimento, ou cobertura, para acabamento significa que haverá um revestimento no material usado à medida que é processado após sua fabricação. Assim, existem os mais diversos tipos de acabamento para peças pós-usinagem, incluindo a anodização, oxidação negra, polimento e muitos outros.
O tipo de acabamento utilizado dependerá do material utilizado na confecção das peças. Por exemplo, a maioria dos metais, como o alumínio, é polida após a usinagem. Isso torna a peça mais brilhante, clara e remove resíduos remanescentes. Ao contrário, quando não há acabamento, a peça fica opaca, granulada e sem brilho definido. Desse modo, nesse artigo que preparamos para vocês, vamos abordar sobre os tipos de acabamento que podem ser realizados após os processos de usinagem e quando utilizá-los.
Acompanhe o texto e fique por dentro de tudo. Boa leitura!
Tipos de acabamento para peças usinadas
Anodização
A anodização é um procedimento realizado com passivação eletrolítica, fazendo crescer uma camada natural de óxido nas peças de alumínio.
Dessa forma, há uma proteção extra contra o desgaste, a corrosão e também para deixar a peça esteticamente mais bonita. O nome do procedimento significa que a parte tratada forma um ânodo no circuito elétrico. Assim, a camada de proteção de maior espessura será aplicada às peças metálicas exatamente na superfície. Ao trabalhar com essa peça anodizada, será possível perceber sua maior durabilidade e resistência.
Materiais que são aplicáveis de anodização
A princípio, a anodização é sempre aplicada ao alumínio. Por ser um metal leve, encontramos o alumínio anodizado em inúmeras peças de dispositivos eletrônicos. É também aplicável às peças feitas de titânio, sendo utilizado um procedimento semelhante e após a anodização, se obtém uma peça de resistência e durabilidade invejáveis!
Polimento
O polimento é um procedimento que possui a finalidade de dar brilho à superfície e suavizar a peça de metal. Para alcançar isso, são realizados variados procedimentos industriais. Há quem utilize uma brunidora para endurecer por deformação, assim como há quem utiliza processos mecânicos ou manual por abrasão.
Materiais que são aplicáveis ao polimento
É um procedimento frequentemente utilizado em peças de metais como o cromo, níquel, alumínio, cobre, aço inoxidável, prata e, até mesmo, ouro. O procedimento também pode ser aplicado a metais com algum grau de pureza.
Oxidação negra
Nesse tipo de acabamento, há afinalidade em gerar óxido preto para trazer uma maior proteção ao metal. A tonalidade do material, se será azul ou preta, vai depender exclusivamente do procedimento realizado. De modo geral, para realizar o acabamento de oxidação negra, é realizado um revestimento de proteção através da conversão eletroquímica.
Materiais metálicos aplicáveis à oxidação negra
A oxidação negra é utilizada em peças de aço inoxidável, ferro fundido ou aço. A depender do resultado que deseja obter, os procedimentos são diferentes. Além disso, esse acabamento traz uma enorme vantagem à peça de aço, com altíssima proteção.
Deposição Física de Vapor (PVD)
A deposição física de vapor é um procedimento com o objetivo de converter um material sólido em vapor. É realizado utilizando vários procedimentos como pulverização ou aquecimento. Uma vez que o vapor específico é obtido da substância, ele é reutilizado em outro objeto ou peça. Desse modo, é possível usar como revestimento ou compor uma fina película em determinados materiais.
Materiais aplicáveis de deposição física de vapor (PVD)
Para esse tipo de revestimento são usados inúmeros materiais. Podem ser utilizados como material a ser depositado por PVD: nitreto de cromo, nitreto de alumínio, nitreto de zircônio, nitreto de titânio. Este tipo de revestimento pode ser aplicado em materiais como cobre, bronze, alumínios, peças de relógios, componentes ópticos e dentre outros.
Revestimento eletroforético
É um procedimento que requer tinta e água desmineralizada. Após a preparação inicial, um conjunto de peças deverá ser submerso para aplicar uma corrente elétrica. Com essa etapa concluída, a reação química dá um resultado de um processo que permite a adesão da tinta à superfície do material de metal que foi submerso.
Materiais aplicáveis ao revestimento eletroforético
Os materiais utilizados podem incluir metais, cerâmicas, pigmentos, polímeros e corantes.
Revestimento em pó
Também conhecida como pintura eletrostática, neste processo o pó seco é utilizado para revestir certas peças de metais. Assim, a finalidade desse tipo de acabamento é dar maior resistência. Desse modo, o procedimento é preferido ao invés de utilizar a pintura convencional.
Materiais aplicáveis ao revestimento em pó
O principal metal que utiliza acabamento de revestimento em pó é o alumínio. De modo geral, pessoas utilizam para peças de motocicletas, bicicletas, carros, eletrodomésticos, dentre outros.
Por que o acabamento pós usinagem é tão importante?
Os processos de usinagem possuem inúmeras melhorias antes de chegar ao cliente final, mas a importância do acabamento nunca pode ser deixada de lado. Ocorrências como a trepidação de algum material pode ser prejudicial à peça ou ferramenta, causando prejuízos no acabamento da superfície. Isso traz uma necessidade de um processo adicional, posterior a usinagem dando um acabamento a peça. Na Indusmart, diversos tipos de acabamento podem ser utilizados nas suas peças sob demanda, principalmente os dois processos:
Polimento
Como dito anteriormente, é uma etapa final na superfície externa da peça. Com essa técnica, é possível obter resultados de superfícies mais lisas e brilhosas. Além disso, age de acordo com o tipo de material do processo de usinagem.
Anodização
É quando há uma passivação eletrolítica, crescendo uma camada extra de óxido nas peças feitas de metal alumínio.
Oxidação negra
É o procedimento utilizado para dar camada de proteção à peça através da conversão eletroquímica com óxido preto. Desse modo, é possível observar que todas essas informações são feitas após processos de usinagem com envolvimento de peças com maior durabilidade, resistência e qualidade. Aqui na Indusmart, você pode adquirir suas peças personalizadas, com o acabamento indicado e atendendo a sua demanda! É muito fácil ter sua peça ou ferramenta em mãos.
Faça download gratuito do design, receba a cotação e com apenas um clique sua peça estará em processo de fabricação! Vá para o site e solicite sua cotação gratuita agora mesmo! Você não irá se arrepender de fazer parte da família Indusmart!